Guerra Rússia x Ucrânia.
A guerra entre os dois países começou no dia 24 de fevereiro de 2022, com a invasão do exercito russo na Ucrânia, dando inicio a maior crise militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
Vladimir Putin, (Presidente da Rússia) Afirma que a invasão militar tem como objetivo apoiar os separatistas da região leste da Ucrânia (Dombass) e impedir a entrada da Ucrânia para a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
O que afetaria a Rússia com a Ucrânia entrando para a OTAN?
Após a Segunda Guerra Mundial no dia 04 de Abril de 1949 foi assinado o tratado da organização (OTAN) comandado pelos Estados Unidos da América (EUA), unindo países para impedir a expansão da União Soviética (URSS). Com o término da URSS no dia 26 de Dezembro de 1991 a OTAN continuou se expandindo e se aliando com novos países em torno da Rússia, assim ameaçando as fronteiras e a segurança do país (Rússia).
A Ucrânia sendo o país vizinho da Rússia com maior fronteira terrestre a oeste, entrando para a OTAN, afetaria a segurança da Rússia em suas fronteiras.
Por que a Ucrânia quer entrar para a OTAN?
Após 2014 o conflito entre Rússia e Ucrânia se intensificou com vários protestos, sanções e golpes entre os dois países e com a Rússia tomando a região da Criméia, na Ucrânia.
A vantagem em fazer parte da OTAN está na ideia de defesa coletiva, um ataque armado contra um dos países-membros será considerado um ataque a todas, e com isso haverá ajuda militar mútua. Isso pode ser especialmente vantajoso para países com menor poderio bélico como a Ucrânia, assim deixando o país mais seguro para poder entrar na União Europeia ,ter mais estabilidade financeira e não sofrer com interferência russa.
Após está segunda-feira 28 de Fevereiro de 2022 onde as delegações de Kiev e Moscou se reuniram em Belarus e não ouve um acordo. O conflito continua se intensificando e agravando com o passar dos dias, outros países já se pronunciaram em relação a guerra.
Saiba mais sobre o conflito clicando aqui!